'

O Mundo de Dênis

O Mundo de Dênis

Escrito e dirigido por Christopher Faust

 

Sinopse

“O Mundo de Dênis” é um drama infanto-juvenil, com doses de humor, romance e aventura. O roteiro acompanha os dilemas cotidianos de Dênis, um tímido e perspicaz garoto de 13 anos, morador da periferia de uma cidade do sul do país que busca a afirmação de sua identidade em um momento de grandes mudanças em seu universo: Após a recente separação dos pais, Dênis está prestes a começar as aulas em um novo colégio – a maior escola pública da cidade – o que significa que irá ver menos os seus antigos amigos de rua, com quem costumava brincar na rua diariamente, e precisa ainda lidar com o seu crescente interesse por garotas.

Quando um projeto de lei ameaça fechar diversas escolas públicas da região, uma greve de professores interrompe as aulas. Dênis entra num movimento estudantil com o intuito de se aproximar de Giovana, de 14 anos, líder do grêmio e sua crush. Ao mesmo tempo, faz grande amizade com Thayane, garota de sua sala. Já seus amigos da rua, aproveitam o período sem aulas para criar as Olimpíadas da Rua Bubi Rocha. Com esses dois acontecimentos, Dênis precisará se dividir mais uma vez, para que a possibilidade de se aproximar de sua paixão enquanto luta por uma importante causa política não atrapalhe a chance de se tornar o primeiro grande campeão olímpico de sua rua.

 

Sobre o projeto

“O Mundo de Dênis” é um projeto de longa-metragem de ficção voltado ao público infanto-juvenil com duração estimada de 100 minutos e orçamento estimado de R$ 1.500.000,00. O filme é destinado à exibição em festivais, salas comerciais de cinema e, posteriormente, em canais abertos e fechados de televisão e serviços de VOD e streaming.

Com um olhar tenro e divertido, “O Mundo de Dênis” busca retratar, através dos olhos de seu protagonista, os dramas e os prazeres de ser um garoto com 13 anos de idade. Lida com alguns dilemas universais e atemporais, ao mesmo tempo em que insere algumas questões contemporâneas, como a politização que acontece de forma cada vez mais precoce e também na relação de Dênis com os pais separados, uma questão cada vez mais comum na nossa sociedade. Além disso, o filme busca resgatar na tela o prazer infantil das brincadeiras e dos esportes de rua.

O filme, de tom naturalista, busca influências em algumas obras da nouvelle vague francesa e do neo-realismo italiano, atualizando-as para uma linguagem mais contemporânea, ao usar protagonistas crianças para retratar um universo de realidade do Brasil de hoje por um olhar infantil que tenta entender o mundo. Um filme sobre amadurecimento, sobre crescer e se encontrar.

 

oquadro@oquadro.net