'
×
Publicado em: 19/08/2013

AMOR DE VERÃO: O QUADRO SE PREPARA PARA LANÇAR MAIS TRÊS CURTAS-METRAGENS

Verão, para os integrantes da produtora O Quadro, não é sinônimo de férias, mas, de outra palavra que começa com a mesma letra: filmes. Pelo segundo ano consecutivo, o grupo optou pela câmera ao invés do guarda sol e produziu três curtas-metragens no mês de janeiro e fevereiro. As condições eram limitadas: duas diárias para cada diretor e a luz do sol como fonte de iluminação.

Assim como nos Filmes de Verão de 2012, as narrativas tratam de amor na juventude. “Super blue”, de Wellington Sari, é sobre o rompimento de um namoro. “Dois amores”, de Anderson Simão, mostra o nascimento de uma paixão efêmera. Já “Um verão em Vênus”, de Evandro Scorsin, usa metáforas astronômicas para contar a reconstrução de uma relação que estava em crise.

O projeto foi gravado de maneira independente, ou seja, sem o apoio de editais. “A excentricidade singela dos nossos curtas nem sempre é bem vista nos editais, por isso, preferimos, às vezes, fazer os filmes sem ter de ficar esperando que alguém os aprove”, diz Sari.

Para Scorsin, realizar um curta-metragem sem dinheiro não é a melhor maneira de trabalhar. No entanto, é a única possível. “Pintores, pintam, escritores, escrevem, padeiros, fazem pão. Não dá para querer ser cineasta e ficar simplesmente esperando o resultado dos editais. É preciso filmar”.

A produtora tem se dedicado à projetos relacionados à juventude e aos relacionamentos. Tal escolha, de acordo com Sari, não tem motivações mercadológicas, e sim, pessoais. Os filmes são o reflexo da personalidade dos integrantes do Quadro, que se tornaram amigos justamente pela afinidade. “Nós todos gostamos de meninas, amor e somos jovens. Por isso os filmes saem deste jeito”.

“Super blue”, “Dois amores” e “Um verão em Vênus” estão em fase de pós-produção e devem ser lançados até o meio do ano. A intenção é inscrevê-los em festivais, fazer exibições em escolas e outros espaços públicos – além da internet e canais de televisão.

Pauline Margot

Não há comentários, seja o primeiro a comentar!

Responder

À
5

Please Wait...