'

Coleção Escrever o Cinema

coleção escrever o cinema capa

A COLEÇÃO ESCREVER O CINEMA é um projeto de publicações de escritos de cinema, feito por pesquisadores de Curitiba. São quatro livros focados na reflexão teórica, estética e histórica sobre o cinema e o audiovisual, com fino acabamento gráfico e versão online.

São eles, os livros e seus autores:

1) “Documentários: filmes para salas de cinema com janelas”, escrito por Eduardo Baggio.
2) “O milagre como fenômeno cinematográfico”, escrito por Pedro Faissol.
3) “A aventura: notas sobre o estilo de Michelangelo Antonioni”, escrito por Juliana Rodrigues.
4) “A natureza eloquente: um ensaio sobre o cinema de Eugène Green”, escrito por Pedro Faissol.

O projeto visa dar vazão à força e intensidade das pesquisas sobre cinema e audiovisual realizada em Curitiba, colaborando de maneira inovadora no mercado editorial de livros sobre cinema em todo o Brasil.

O fato de ser uma coleção, com ambições de se estender a ainda mais nomes e volumes no futuro, e não somente um conjunto isolado, enriquece e fortalece o projeto.

coleção escrever o cinema livros

Público-Alvo e Distribuição

Todos os quatro livros apresentam panoramas e reflexões inéditas no Brasil, alinhadas com tendências acadêmicas e científicas, e visam contribuir para a discussão e a reflexão teórica, estética e histórica sobre o cinema e o audiovisual. O público alvo inicial são pesquisadores – profissionais, estudantes e diletantes – de cinema em língua portuguesa, mas é certo que os livros da COLEÇÃO ESCREVER O CINEMA terão vida longa e relevante por conta de suas qualidades individuais, mas também pelo crescente interesse acadêmico pelo cinema e audiovisual.

Com previsão de tiragem de 1.600 cópias, 400 por livro, em papel de qualidade arquivística, aproximadamente 60% da tiragem será destinado à doação para instituições de ensino, fundações culturais, bibliotecas e afins por todo Brasil. A distribuição comercial poderá ser feita em parceria com editora/livraria ou de maneira independente, assim como a própria publicação. Nosso interesse aqui está mais baseado na abrangência de alcance dos livros, que no mercado editorial propriamente. Os volumes contarão com versões virtuais, como ebooks e tecnologias afins.

É parte do projeto também, a realização de um ciclo de palestras sobre os livros realizadas pelos próprios autores, em instituições de ensino, bibliotecas, centros culturais e centros de assistência social. Além de evento de lançamento com sessão de autógrafos, vendas dos volumes e exposição de materiais promocionais.