'

Contos Morais e o cinema de Éric Rohmer

capa livro ARG Rohmer -alta frente

Um livro de Alexandre Rafael Garcia

Alexandre Rafael Garcia segue o estilo de Rohmer na precisão seca do corte. Testemunha a matéria-prima do cineasta dos afetos e das sensações, dos gestos no mundo, em seu modo prosaico de fazer cena e reivindicar moral. Para Rohmer, vale mais o suspiro que a ilação, o inefável que o postulado – e assim atravessa a forma dura do mundo. As grandes emoções não se deixam levar, nem as grandes frases empoladas – os momentos cruciais não têm circunstância. O traço do moralismo como lição de afetos transpira com fôlego de juventude nos Contos morais, em toda intensidade e delicadeza. Garcia sabe captar este movimento e acerta na mosca do olhar rohmeriano. Pois Rohmer é o poeta do prosaico e das pequenas emoções que se expressam em micro movimentos, das superfícies do mundo, dos traços sutis na expressão, das paisagens e cenografias delicadamente construídas.

Fernão Pessoa Ramos

Autor: Alexandre Rafael Garcia
Produção Executiva: Anderson Simão
Edição e Revisão: Juliana Rodrigues
Revisão Técnica: Wellington Sari
Orientação: Gilberto Alexandre Sobrinho
Produção: O Quadro
Edição: Arte&Letra
Textos Adicionais: Fernão Pessoa Ramos, Gilberto Alexandre Sobrinho e Wellington Sari

O livro é dissertação de mestrado escrita por Alexandre Rafael Garcia e apresentada com louvor em agosto de 2014 no Programa de Pós-Graduação em Multimeios, do Instituto de Artes da Unicamp. O texto apresenta um panorama sobre o primeiro ciclo de filmes produzidos pelo cineasta francês Éric Rohmer. O cineasta morreu em Paris, em 2010, aos 90 anos, depois de ter dirigido 23 longas-metragens. É uma realização da produtora O Quadro, aprovado no edital do Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo da Celepar e Trombini, editado e distribuído pela editora e livraria Arte & Letra.

Alexandre Rafael Garcia, nascido em 1985, em Curitiba, é pesquisador, realizador e professor de cinema.  Trabalha na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e no Colégio Medianeira. É doutorando em História na UFPR, mestre em Multimeios no Instituto de Artes da Unicamp e graduado em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná (Unespar). Fundou e foi sócio da produtora O Quadro de 2010 a 2015.

Onde adquirir:
Amazon.com.brArte&Letra.com.br e LivrariasCuritiba.com.br (online)
Arte&Letra e Livrarias Curitiba (loja física – endereço no link)